AMIGO DE QUATRO PATAS E SEUS BENEFÍCIOS.
- Ana Caroline Boian
- 16 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

O relacionamento entre homens e animais é muito antigo, tendo início na Pré-História. Essa relação foi de grande importância para o homem, como encontrado em inscrições, há demonstrações deste convívio desde os primórdios, e também nas escavações realizadas nas cavernas.
Há também indícios desde o século XVII da importância dos animais na socialização do homem. Essa mudança de comportamento acabou aproximando ainda mais o animal do homem. Os animais migraram das fazendas para os quintais e finalmente para dentro de suas residências.
Seres humanos e animais foram aprendendo a conviver um com o outro, e dessa forma a proximidade de ambos trouxe vantagens. Com o passar do tempo se tornaram companheiros e a relação passou a ser de respeito e cumplicidade,
além de serem promovidas relações especiais entre homem e animal.
Segundo estudos do “American Journal of Cardiology" sobre animais de estimação, ao interagirem com animais, as pessoas constantemente tendem a apresentar níveis controlados de estresse e de pressão arterial, além de estarem menos propensas a desenvolver problemas cardíacos.” (VICÁRIA, 2003, p. 91).
Além disso, a presença do animal de estimação auxilia na redução de problemas como: a ansiedade, o estresse e alterações cardíacas, em que a recuperação se tornou mais rápida e com maior ênfase até mesmo na depressão, pelo simples fato das pessoas levarem seus companheiros para passear.
Nesse momento que estamos vivendo, principalmente para pessoas q se encontram sozinhas por cont do isolamento social, ter a afetividade de um animal de estimação é uma forma de manter o equilíbrio da saúde mental.
Comments